Muitas empresas que já estão avaliando a contratação de uma consultoria ou mesmo aquelas que estão apenas na fase de cogitação, se perguntam: quando contratar uma consultoria empresarial? Há um momento ideal?
Obviamente, o momento adequado para contratar uma consultoria depende da realidade de cada empresa, tanto em termos de necessidades e objetivos como de capacidade de investimento. E este é um fator importante: uma consultoria deve ser encarada como um investimento sobre o qual você terá um determinado retorno, e não como uma despesa a mais da empresa.
O ponto inicial para decidir quando contratar é uma clareza sobre as reais necessidades e objetivos da empresa. Estes são alguns exemplos de quando é hora de contratar:
- Inexistência de um plano de negócios para a empresa;
- Problemas recorrentes de fluxo de caixa;
- Falta de capital de giro;
- Falta de previsão de retorno do investimento;
- Constantes atrasos na entrega de produtos;
- Diminuição da participação no mercado;
- Equipe sobrecarregada;
- Retrabalho;
- Falta de informações sobre os competidores ou mercado;
- Falta de comunicação online e offline;
- Falta de gestão do tempo;
- Falta de metas.
De todos esses fatores, gostaríamos de chamar a atenção para um: a preparação da empresa para receber a consultoria. Muitas empresas encontram um consultor capaz de oferecer a solução no prazo desejo, possui competência para isso e a empresa tem o dinheiro para investir, porém não está preparada e aberta para receber um profissional de fora da empresa que irá conhecer detalhes sobre o negócio e propor soluções e mudanças.
Por isso, o momento ideal está diretamente relacionado com a preparação da empresa para realizar um trabalho em conjunto com a consultoria.
Há ainda um último fator: a real compreensão do que é o trabalho de uma consultoria.