Conheço muitos empresários bem sucedidos que ficam reticentes com a ideia de contratar uma consultoria empresarial. Afinal, se para construir uma história de sucesso nunca foi necessário um consultor, por que precisariam de um agora? Há também empresários ou líderes que, quando se deparam com uma oportunidade ou problema, a única coisa que lhe vêm à cabeça é: “só eu posso resolver isso. Terei que achar a solução sozinho e, de preferência, bem rápido! ”.
Entendo esses perfis. Além de consultora, sou empresária e autodidata. Diante de qualquer desafio que enfrento, tenho o ímpeto de encará-lo imediatamente e tentar resolvê-lo. Entretanto, há situações em que contratar um consultor é a decisão mais sábia para gerar valor para uma empresa. Quer um exemplo prático? Recentemente, contratei uma consultora especializada em videos para mídias sociais e comunicação para ajudar a preparar o meu canal no Youtube que em breve terá os videos, nome ele já tem a “A LOKA DO EMPREENDEDORISMO.
A primeira ideia de contratar uma consultoria é a busca constante de crescimento, seja aumentando as vendas dos produtos e serviços atuais, seja buscando novos canais de venda, seja oferecendo novos produtos e serviços, de forma otimizada. Porque a segunda intenção é rever custos, cortar despesas e processos desnecessários ou encontrar formas mais econômicas de realizar um determinado processo. A terceira razão para contratar uma consultoria empresarial, entretanto, nem sempre é clara para quem contrata ou é contratado. Se você pensou que a única consultoria que poderia aliviar o stress emocional na empresa é a de RH com expertise em melhorar o clima da empresa, se enganou.
Muitas vezes, quando um consultor é contratado para rever processos com o intuito de “organizar a empresa”, a contratante busca, na verdade, se livrar do stress causado pela falta de organização. Se estiver sofrendo com a perda de clientes, além do impacto na receita existe também um grande stress emocional gerado pela situação.
Um bom consultor deve identificar qual o real motivo (ou motivos) da solicitação de seu cliente; entretanto, quando o próprio cliente consegue identificar o porquê da contratação, tudo fica mais fácil. O consultor tem mais liberdade para analisar a situação e buscar as raízes reais do problema. Fica muito mais claro também para empresa contratante como ela deve cobrar os resultados dos consultores.
1. Quando você precisa de conhecimento específico e esse conhecimento não está disponível na sua equipe.
Muitas vezes, tentar aprender para resolver o problema sozinho leva muito tempo e o resultado pode não ser satisfatório. Aproveite o consultor, aprenda com ele e traga o conhecimento para a sua empresa.
Lembra-se do empresário confiante em sua história de sucesso citado no início do artigo? Cuidado: a dinâmica de mercado é impetuosa, e as mudanças acontecem rapidamente. O que antes era uma vantagem de sua empresa pode ter se tornado uma característica comum nas demais empresas do segmento.
2. Quando você precisa realizar um projeto e a pessoa que tem o conhecimento está muito ocupada para fazer isso.
Algumas iniciativas são importantes demais para serem postergadas, ou a rapidez na implementação é crucial para seu sucesso. Nesses casos, um consultor pode ajudar. Inclusive, pode ser uma interessante alternativa se comparada à opção de contratar alguém. O consultor não tem expectativas de ficar na empresa, não demanda o gerenciamento que um funcionário necessita e, terminado o projeto, ele vai embora sem nenhum custo adicional.
3. Quando você precisa implantar uma nova iniciativa que tenha alto investimento/alto custo ou risco elevado.
Muitas vezes é melhor prevenir do que remediar. Contratar um consultor pode sair muito mais barato do que o famoso método “tentativa e erro”. Além disso, mesmo que a conclusão seja de que a iniciativa é inviável, a despesa com o consultor será muito menor do que implantar uma iniciativa malsucedida.
4. Quando você precisa implantar uma nova iniciativa
Um excelente consultor pode elevar o patamar da sua performance para um estágio que, talvez, você não conseguiria. Isso não acontece porque consultores são superinteligentes ou mais capacitados que sua equipe. Um consultor é treinado para resolver problemas e, mais importante do que isso, ele já trabalhou para diversas outras empresas e pode trazer as do mercado para seu negócio.